A correta utilização de EPIs é muito importante tanto para os seus empregados como para a empresa, por meio de equipamentos de proteção acidentes são evitados ou ao menos suas consequências são diminuídas.
Para uma empresa, fornecer EPIs é uma obrigação legal quando suas atividades colocam em risco a vida ou a saúde de seus empregados. A ausência de fornecimento destes equipamentos pode resultar em multas administrativas e até mesmo ações judiciais, gerando passivos trabalhistas e condenações por danos morais.
Portanto, ter um controle sobre a utilização de EPIs é muito importante. Neste texto você verá como a IPXAnalytics pode ajudar no controle de EPIs.
O que é um EPI
Sigla para equipamento de proteção individual é todo produto ou dispositivo que fornece proteção contra ameaças à saúde e/ou vida do trabalhador.
Tem seu uso obrigatório quando as medidas de proteção coletiva forem insuficientes ou inviáveis para atenuar riscos para evitar doenças ocupacionais e/ou acidentes de trabalho.
Segundo a NR n.º 6, a empresa é obrigada a fornecer o EPI, de forma gratuita e em bom estado de conservação e funcionamento, sempre que o trabalhador esteja sujeito a riscos e agentes nocivos, como químicos e corrosivos.
Os EPIs podem ser de:
• Proteção de cabeça (capacetes);
• Proteção facial e visual (viseiras e óculos);
• Proteção respiratória (filtros e máscaras);
• Proteção de braços e mãos (luvas);
• Proteção de pés e pernas (sapatos, botinas e botas).
• Entre outros
Cabe a empresa tomar o controle do uso de EPIs por seus empregados, devendo ter a comprovação da sua utilização. No caso de algum empregado se negar a usar o equipamento é possível que este seja advertido e posteriormente demitido por justa causa.
IPXAnalytics pode te ajudar no controle da utilização de EPIs
Principalmente em grandes empresas a fiscalização/inspeção no controle de utilização de EPIs pode ser uma tarefa complexa, pois, envolve a administração de uma grande área de monitoramento e ás vezes tem poucos Técnicos da Segurança do Trabalho.
Um sistema de controle de utilização de EPIs pode auxiliar na fiscalização da utilização dos EPIs, possibilitando um melhor monitoramento por parte do SESMT e evitar prejuízos enormes para empresas em ações trabalhistas e multas trabalhistas.
Com a inteligência artificial o IPXAnalytics identifica se um colaborador está ou não usando EPIs, e assim emitindo alertas. Por exemplo, é possível que portas somente sejam destrancadas com a utilização de todos os EPIs necessários para trabalhar no setor.
O IPXAnalytics possibilita mitigar acidentes através da identificação de diversos tipos de riscos, como a aproximação perigosa de uma máquina ao um colaborador, o que poderia causar um sério acidente.
A Segurança do Trabalho, pela rigorosidade da legislação trabalhista, exige eficiência e rigor na gestão de EPIs para evitar processos trabalhistas.
Com um sistema de controle de EPIs você pode ter a certeza de que seus colaboradores utilizam os EPIs, o que é essencial, já que é obrigação da empresa garantir que seus funcionários estão utilizando os equipamentos individuais de segurança.
Trata-se, portanto, de um investimento que traz redução de riscos bem como garante que a empresa proteja a saúde e integridade física de seus trabalhadores.