Os avanços tecnológicos fazem parte da agricultura e do agronegócio de forma geral. Hoje, a vida no campo também conta o auxílio da tecnologia para a otimização de diferentes tarefas, o que confere mais produtividade.
É o caso do uso de drones na agricultura e na agropecuária, capaz de ajudar nas colheitas, na criação de animais, além de poder ser customizado para as necessidades de cada produtor.
Nesse post, vamos falar sobre como o uso de drones pode otimizar o agro. Boa leitura!
Reconhecimento de frutas maduras para colheita
A partir da obtenção dos dados gerados por meio dos drones, é possível fazer o acompanhamento da colheita. Sendo assim, eles permitem acompanhar periodicamente o crescimento do plantio e estimar a quantidade de plantas em uma determinada área.
Dessa forma, eles auxiliam a prever qual será a produtividade final e o momento ideal para a colheita, e, posteriormente, realizar um planejamento de como a colheita será feita, através de uma otimização de rota das máquinas.
Portanto, com o uso das imagens como base e aplicando os algoritmos modernos, os drones trazem possibilidades para a colheita, como, por exemplo, o conhecimento da quantidade de plantas existentes, detecção de áreas de menor densidade e a otimização do replantio.
Também é possível utilizar a Inteligência Artificial para o reconhecimento de frutas maduras na plantação, por meio da detecção de características como tamanho, quantidade de frutos e coloração. Por exemplo, em um pé de tomate, o drone é capaz de detectar que há 15 tomates maduros, indicando que é o período da colheita. Especialmente em grandes plantações, o produtor economiza tempo, já que não precisa conferir presencialmente cada planta.
Contagem de animais
Outra aplicação de drones no agronegócio é na criação de animais. Por meio da tecnologia de inteligência artificial, é possível contar quantos animais há dentro do curral ou do barracão. Assim, é possível descobrir se todos os animais já se recolheram durante o entardecer ou se há animais do lado de fora.
Cadastre-se para receber nossa Newsletter!
Fique por dentro das principais notícias e informações do Mercado de Inteligência Artificial.
Essa detecção é eficiente no dia a dia, pois não é necessário a presença de um funcionário para esta atividade, podendo otimizar a mão de obra. Também ajuda a recuperar animais possivelmente feridos ou que tenham escapado.
Customização: detecção de objetos específicos
A maior vantagem do uso de drones na agricultura e na agropecuária é a possibilidade de customização. Assim, cada produtor pode solicitar uma tecnologia aplicável às necessidades do seu negócio. A usabilidade da tecnologia não se restringe apenas no cultivo ou criação de animais, mas também auxilia na produção.
Vamos supor que a sua fazenda processe troncos de árvores para a produção de celulose. Durante o processo pode ser comum algumas impurezas, como pedras do momento da colheita ou transporte. Os drones podem supervisionar a produção e emitir alertas quando houver pedras na esteira, impedindo acidentes ou danos no maquinário.
Outro exemplo interessante é para a detecção de pragas. Por meio da cor das folhagens e outras características, a tecnologia pode avisar que há algum problema com a plantação, exigindo os devidos cuidados. Esse aviso serve para que as devidas medidas sejam tomadas a tempo, reduzindo danos que poderiam comprometer toda a produção.
Além disso, os drones também podem detectar falhas de plantio, áreas que precisam ser recuperadas, observar se há erosão, desmatamento, poluição e outros fatores. Ou seja, há muitas possibilidades de customização.
Os drones e a tecnologia podem revolucionar o agronegócio, seja na colheita, na criação de animais, no processamento de insumo e muito mais. Tem interesse em conhecer na prática como funciona? Acesse a nossa página de produtos para conhecer melhor os nossos serviços e solicite uma demonstração!