A segurança das pessoas é muito importante, para evitar, ou ao menos diminuir prejuízos. A tecnologia pode ser uma aliada para que empresas aumentem a segurança de suas fábricas e prédios.
Certamente que a tecnologia de alguns anos atrás não é mais a mesma do que a atual, por isso é necessário que as empresas estejam devidamente atualizadas para manter o máximo de eficiência e segurança.
Um bom aliado é o software de monitoramento que utiliza inteligência artificial para identificar objetos, pessoas, EPI’s, veículos e falha de processos.
Neste texto você verá como a inteligência artificial pode reduzir riscos dentro de uma indústria. Boa leitura!
A Inteligência Artificial na Indústria
A Inteligência Artificial é um processo em constante evolução, mas o impacto da sua aplicação na Indústria do Futuro já pode ser mensurado. Os processos automatizados fazem com que as empresas do segmento fiquem mais eficientes e aumentem a produtividade, tendo alta lucratividade.
Entre as principais vantagens do IA para a operação industrial, podemos destacar as seguintes:
Maior produtividade
Houve uma falha no seu processo que ninguém percebeu?
Isso pode acontecer na rotina das empresas e as câmeras podem identificar falhas e problemas que causam lentidão no processo da sua Indústria.
Através do sistema de monitoramento, podemos:
- Medir os níveis de eficiência de um processo;
- Apontar onde dentro da cadeia produtiva temos maior lentidão;
- Facilitar a tomada de decisões;
- Resolver problemas na Indústria.
Redução de custos
Tecnologias mais avançadas reduzem custos operacionais, pois otimiza a alocação de recursos.
Cadastre-se para receber nossa Newsletter!
Fique por dentro das principais notícias e informações do Mercado de Inteligência Artificial.
Como a Inteligência Artificial reduz riscos?
A inteligência artificial torna o monitoramento por vídeo analítico mais efetivo, ao monitorar diversas cameras ao mesmo tempo.São emitidos alertas sobre situações de risco, otimizando o tempo do operador.
Desta forma, o software emite um alerta para que uma resposta imediata seja possível, e assim, evitando possíveis incidentes ou quebra de procedimento.
A inteligência artificial protege a empresa não só de invasões e roubos, mas também garante que o processo produtivo esteja ocorrendo dentro do esperado.
Por exemplo, é possível verificar se um colaborador está sem EPI (Equipamento de Proteção Individual) ou então se uma empilhadeira está muito próxima de algum funcionário. Situações que poderiam causar sérios acidentes.
O mau funcionamento de maquinários pode ser evitado através de leitura inteligente das imagens em tempo real, acionando a manutenção corretiva necessária para evitar uma paralisação da indústria.
Em indústrias como a de bens de consumo, por exemplo, por meio de câmeras inteligentes isso auxilia a verificar se todos os passos foram feitos corretamente em estações de montagem.
Pelo IA, um alarme pode soar para o operador que não realizou algum procedimento, fazendo assim com que ele possa corrigir a etapa e seguir com as instruções recomendadas. Dessa forma, se garante um bom controle de qualidade nas etapas de montagem.
Ensinando a Inteligência Artificial
É possível melhorar o aprendizado da IA ao alimentar o software com mais informações (falso positivo, falso negativo). Assim, a IA é ensinada a reconhecer os “objetos” com mais facilidade, o que aumenta sua assertividade, qualidade e amplia sua utilidade.
Você já conhecia essa tecnologia? Para ficar por dentro do que a IA pode fazer, acesse o nosso portal eletrônico.