O sistema de monitoramento de diversas empresas pode ser melhorado com o uso de Inteligência Artificial e torná-lo proativo. Essa prática pode trazer uma série de benefícios para uma empresa, afinal, pode evitar uma série de problemas.
No entanto, para fazer uso dele, é preciso entender o seu funcionamento, além de sua diferença para o monitoramento reativo. Isso pode te ajudar a compreender o quanto essas novas tecnologias são vantajosas para as suas operações.
E para conferir tudo isso, não deixe de ler o artigo que preparamos para te informar!
O que seria um monitoramento proativo com IA?
O monitoramento proativo com IA é uma maneira excelente de garantir mais segurança para sua operação. Por meio da análise automática de diversas imagens, é possível tomar ações rápidas para garantir que o pior cenário não aconteça, de acordo com a necessidade de cada cliente.
Os sistemas de IA faz pode monitorar todas as suas câmeras ou as que são mais importantes e traz entre centenas de imagens informações relevantes para o operador que está na central de monitoramento, fazendo com que o tempo dele seja melhor aproveitado e diminuindo o número de pessoas necessárias para esse trabalho.
Alguns exemplos em que pode considerar o uso de tecnologias IA:
- Invasões ou pessoas em locais proibidos;
- Comportamentos suspeitos;
- Roubos;
- Quebra de procedimentos.
Destacando que o monitoramento eficiente não é voltado para agir depois que algo aconteceu, mas sim, para evitar que qualquer acidente, ocorrência ou irregularidade aconteça.
Qual a diferença para o monitoramento reativo?
Um conceito que as pessoas confundem muito com o monitoramento proativo é o monitoramento reativo. Porém, eles são bem diferentes, e estamos aqui para te mostrar quais são os principais pontos em que eles divergem.
Basicamente, o monitoramento reativo é voltado para contornar situações depois que elas acontecem. Elas não agem de forma a garantir que um incidente não aconteça, mas sim, com o auxílio das câmeras para registrar o ocorrido.
E o monitoramento proativo, como dissemos, age para evitar que possíveis situações irregulares aconteçam no local de monitoramento. Sua ação é voltada para a prevenção de incidentes, e visa acabar com o problema antes mesmo que ele aconteça.
Contudo, é importante destacar que a Inteligência Artificial pode ser usada também em banco de dados, de forma a achar uma informação mais rápida, detecção de padrões, previsão de cenários e a extração de dados, entre outras situações.
Cadastre-se para receber nossa Newsletter!
Fique por dentro das principais notícias e informações do Mercado de Inteligência Artificial.
Como isso ajuda a empresa na prática?
O monitoramento proativo com IA pode ajudar a sua empresa de diferentes formas na prática. Por meio dele, é possível tomar uma série de ações que visam a aumentar a segurança e diminuir o prejuízo financeiro que uma operação pode ter.
De maneira prática, é possível dizer que esse tipo de monitoramento vai trazer os seguintes benefícios para o seu negócio:
- Ajuda a identificar situações de risco que comprometem a segurança;
- Minimiza os riscos de acidentes;
- Notificação de alertas em tempo real;
- Otimização do tempo dos operadores;
- Melhor tomada de decisões.
Em todo caso, como podemos ver, o monitoramento proativo com IA conta com uma série de funcionalidades interessantes para sua operação. Ter essa tecnologia ao seu lado pode te ajudar a aumentar ainda mais os seus níveis de segurança.
No mais, esse é o nosso artigo, e se você tem interesse em contar com um sistema do tipo em sua empresa, não deixe de acessar o nosso site e solicitar uma demonstração conosco!