A Inteligência Artificial pode e deve ser utilizada para potencializar os processos de diferentes tipos de negócios. Para te auxiliar, reunimos 5 dicas de como aplicar Inteligência Artificial na sua empresa. Confira!
A inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada por empresas no mundo todo. Com ela, você pode detectar falhas na linha de produção, acompanhar plantações, aumentar a segurança da sua empresa e muito mais.
No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como aplicar Inteligência Artificial em sua empresa. Quer entender sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo.
Vale a pena investir em Inteligência Artificial?
Investir em IA pode trazer grandes benefícios para a sua empresa, afinal, a tecnologia evolui rapidamente, fazendo com que surjam novas funcionalidades e oportunidades para o seu negócio.
Com a IA, ações preventivas podem ser tomadas facilmente e você pode monitorar diversos ambientes constantemente e com menos efetivo. Ou seja, a inteligência artificial é uma grande aliada para fazer a sua empresa funcionar de maneira correta e segura com mais produtividade.
Em suma, investir em I.A vai trazer para o seu negócio mais agilidade, diminuição de custos operacionais e melhores tomadas de decisões, principalmente quando essas precisam ser rápidas.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
👉🏻 3 Tipos de Sistema de Segurança que você precisa conhecer
5 dicas de como aplicar IA na sua empresa
Como você pôde ver, a inteligência artificial é muito vantajosa para as empresas. No entanto, nem todo mundo sabe como utilizar esse sistema a seu favor.
A seguir, confira 5 dicas de como aplicar Inteligência Artificial na sua empresa!
1. Chatbots
Os chatbots já são conhecidos e amplamente utilizados pelas empresas. Essa tecnologia usa a linguagem para conversar com as pessoas de forma natural e pré-
programada.
Os chatbots reconhecem nomes e números de telefones e reproduzem o comportamento
humano. Seu objetivo principal é automatizar a ferramenta de contato, mas, mesmo assim, fazer com que seu público sinta que realmente está falando com uma pessoa.
Eles podem ser integrados em ferramentas e bancos de dados, automatizando rotinas
simples de cadastro, atualização e consulta de informações. Dessa forma, tornando o trabalho da sua empresa mais rápido e melhorando a experiência do cliente.
2. Assistente pessoal
A IA pode ir muito mais além como assistente pessoal, um exemplo disso é a Siri, presente nos produtos da Apple, e a Alexa.
Com um comando de voz, você pode pedir para começar a tocar uma música, fazer pesquisas na internet, programar alarmes, etc.
As empresas também podem se beneficiar com esse recurso, utilizando-o para marcar reuniões, horários na agenda e atividades do cotidiano. Veja um exemplo da assistente pessoal sendo utilizada:
Devido ao aprendizado da máquina de inteligência artificial, esse tipo de software costuma ser constantemente atualizado. Com os dados de preferência, ele antecipa as solicitações se baseando na tendência de comportamento de cada pessoa, ou seja, a experiência do usuário tende sempre a melhorar.
3. Experiência personalizada
O avanço da IA é vantajoso para todos os setores, especialmente para o de vendas.
Para lojas virtuais, por exemplo, essa tecnologia pode ser utilizada para rastrear as preferências do potencial consumidor e, dessa forma, recomendar produtos e serviços alinhados ao seu perfil. Assim, aumentando o potencial de vendas da sua empresa.
4. Predições
As máquinas equipadas com inteligência artificial nas empresas podem ser desenvolvidas para realizar previsões do comportamento humano em determinadas circunstâncias. Ou seja, essa ferramenta analisa o comportamento de seus potenciais consumidores, com base no que eles costumam pesquisar e fazer no dia a dia.
Essa tecnologia pode ser utilizada em campanhas de marketing, por exemplo, para prever diferentes cenários e possíveis resultados. Assim, aumentando as chances dos resultados da campanha serem positivos.
A previsão do tempo foi um dos primeiros aspectos em que a IA ajudou a humanidade, através do supercomputador Watson, da IBM.
5. Processos e Procedimentos
Além de tudo que foi citado acima, você também pode incorporar a inteligência artificial na verificação de processos e procedimentos.
Baseado em imagens de câmeras, a IA é capaz de identificar algum desvio de procedimento ou processo, como a não utilização de algum EPI obrigatório, ou mesmo de alguma caixa avariada saindo para expedição, como no exemplo abaixo:
Conheça o IPXAnalytics
O software IPXAnalytics utiliza inteligência artificial para trabalhar com imagens, ou seja, para trabalhar com as suas câmeras em tempo real.
O IPXAnalytics utiliza redes neurais e deep learning para trazer mais inteligência ao seu sistema de monitoramento.
Com algoritmos avançados, você pode controlar e detectar por meio de imagens qualquer tipo de processo. Fácil de configurar e integrar, essa solução fará com que sua central de monitoramento fique mais inteligente e traga mais resultados e menos falsos alarmes.
Para saber mais, clique aqui e entre em contato.