Não é novidade que o setor varejista é um dos mais competitivos do mercado e com o avanço da tecnologia essa competição vem se tornando ainda mais acirrada. A menor vantagem obtida pode se tornar um grande diferencial no faturamento. A implementação de sistemas de I.A vem ajudando o varejo a entender mais sobre seu negócio e tornar decisões mais rápidas.
A seguir, listamos 4 benefícios da inteligência artificial no varejo.
1. Identificar o comportamento do consumidor dentro do seu negócio
Por meio de softwares baseados em inteligência artificial, é possível criar áreas de monitoramento dentro do seu empreendimento. Por exemplo: em cada corredor ou até mesmo em cada gôndola pode haver uma dessas zonas.
A partir disso, será possível identificar quanto tempo cada pessoa passa nessas áreas monitoradas. Os dados obtidos por meio desse sistema servirão como base para a geração de relatórios de inteligência.
Ao analisá-los, o gestor vai entender em quais locais da sua loja/supermercado/ponto de venda, os clientes tendem a permanecer por um período mais prolongado.
Esse pode ser um importante indicativo de quais setores ou produtos estão tendo maior apelo junto ao público-alvo.
2. Otimizar o controle das filas
Outra funcionalidade bastante benéfica da inteligência artificial para o varejo é melhorar o controle das filas: por meio de um sistema específico, é possível estimar o tempo de espera que a última pessoa da fila terá que aguardar para ser atendida.
Os dados gerados a partir desse software são essenciais para melhorar o atendimento ao cliente. Por exemplo: se o gestor identificar que o tempo de fila está maior do que o desejado, pode providenciar a abertura de outro caixa. Inclusive, alguns estabelecimentos se comprometem a ter um tempo limite para a espera. Com essa solução, é possível garantir que isso será cumprido.
Outro ponto importante é que possíveis problemas técnicos no caixa também podem ser identificados a partir desse sistema. Uma demora acima do normal nos atendimentos pode estar relacionada a isso.
Consequentemente, o gerente também consegue tomar uma providência antes que a fila aumente ainda mais, gerando insatisfação por parte do consumidor.
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3. Entender a movimentação dentro do ponto comercial
Na era da informação, boas decisões são aquelas que se baseiam em dados palpáveis. A inteligência artificial também permite que você identifique e registre quantas pessoas entraram e saíram do seu estabelecimento dentro de um determinado período de tempo. Isso também vai gerar dashboards de ocupação.
Os gráficos extraídos dessas informações vão trazer uma série de insights: em quais períodos do dia há um fluxo maior de consumidores, de que forma a sazonalidade interfere na ocupação do seu negócio, qual o tempo médio que as pessoas passam dentro do local, entre outros.
Outro ponto importante é que os sistemas podem fazer predições de visitas para os próximos meses que virão. Fazendo com que o gestor possa planejar e atender melhor os clientes junto com os dados obtidos.
Pode-se dizer que o grande benefício da inteligência artificial para o varejo está na possibilidade de obter informações altamente estratégicas, que servem de base para o aprimoramento das ações, com foco no resultado. Sem esse tipo de tecnologia, torna-se inviável coletar esses dados.
4. Segurança
Além dos dados que podem ser obtidos para ajudar nas vendas, a I.A pode ser uma grande aliada para a segurança.
O software pode detectar assaltos, prateleiras vazias e movimentações anormais no interior das lojas para diminuir as perdas. O software através das cÂmeras de monitoramento pode emitir alertas em tempo real para sua central de operações;
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